Como prevenir as dores articulares?

A capacidade de locomoção, sem dúvida, é uma das nossas principais  habilidades, com a qual podemos nos movimentar  de diferentes formas e nas mais variadas direções.

Na verdade, isso tudo só é possível graças às articulações, assim, com elas comprometidas, podemos perder essa capacidade, impedindo uma boa qualidade de vida.

Porém, geralmente, conforme vamos envelhecendo podemos começar a sentir dores nas articulações, que se caracteriza por inflamações ou algum outro tipo de dano no sistema articular.

Quando isso acontece, a cada movimento, se experimenta uma espécie de pressão, que pode aparecer, primeiramente, como só um pequeno incômodo e desconforto no dia a dia.

Porém, se esse sintoma não for tratado, pode evoluir para dores mais intensas e até resultar na impossibilidade de realizar até movimentos simples.

E pensando em quem está passando pelo problema, vamos mostrar aqui o que fazer para prevenir as dores nas articulações. Mas antes de prosseguir lendo eu gostaria de te avisar que o flex caps é um ótimo suplemento natural que cura e previne as dores articulares.

Como prevenir dores articulares

Controlando o peso

Muita gente nem imagina, mas estar acima do peso, além de poder causar uma série de problemas de saúde, ainda aumenta a pressão sobre as articulações, podendo, inclusive, alterar a maneira de andar da pessoa, intensificando as dores.

E não é só isso, o excesso de peso geralmente está associado a hábitos sedentários e músculos menos tonificados, que são fatores que contribuem para sobrecarregar ainda mais as articulações.

Por isso, a dica é investir em uma alimentação saudável e exercícios físicos regularmente, que são fundamentais para manter as articulações saudáveis.

Mudando a dieta

Na hora de tentar prevenir as dores articulares, alguns alimentos não podem ficar de fora, como aqueles ricos em cálcio e vitamina D, como leite e seus derivados, couve e espinafre, e isso porque tanto o cálcio como a vitamina D ajudam a manter a densidade dos ossos elevada, evitando desgastes e problemas como a osteoporose.

Portanto, já sabe, cálcio e vitamina D, juntos, ajudam a fortalecer os ossos e a manter as articulações saudáveis.

Vale saber que ao aumentar a ingestão de cálcio, você também estará previnindo a artrose, muito comum em mulheres e idosos.

Fazendo exercícios

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter as articulações funcionando bem, ajudando a melhorar o equilíbrio e controlar o excesso de peso.

E não é só isso, exercícios que fortalecem os músculos acabam fazendo com que a sobrecarga nas articulações não seja tão intensa e ainda favorecem o alívio das dores. Enfim, músculos fortes dão maior estabilidade ao corpo, tirando a tensão nas articulações.

E ao iniciar as atividades físicas é preferível optar por exercícios de baixo impacto, como bicicleta, natação, hidroginástica ou caminhada, reduzindo a pressão sobre as articulações.

É preciso considerar a incorporação de exercícios de fortalecimento muscular no dia a dia, como musculação, já que músculos fortalecidos aliviam o trabalho das articulações.

Se movimentando

Acredite, quanto mais você usa suas articulações, maior será sua lubrificação e sua eficiência. Assim, pessoas que permanecem sentadas por um longo período, possuem mais chances de sofrer dores articulares. E mais, quem se mexe mais, tende a ter músculos mais alongados, ajudando a proteger as articulações.

E vale ter em mente que a coluna é a maior vítima das horas sem se movimentar, por isso, procure se levantar de tempos em tempos para alongar.

Descansando os pés

É preciso ter em mente que saltos altos concentram praticamente todo o peso no corpo nos dedos e na ponta do pé, por isso, se usado com muita frequência, podem causar dores crônicas na região.

E não é só isso, o salto alto, também, promove uma mudança no próprio caminhar, alterando o modo como o corpo se equilibra, assim, sobrecarregando algumas articulações.

Alongando-se frequentemente

Geralmente, as pessoas se alongam antes ou depois de alguma atividade física, porém, na verdade, o alongamento deve ser incorporado na rotina diária.

Por isso, a dica é fazer pausas durante o dia, realizando alguns alongamentos básicos em sua mesa e assim, manter seu corpo flexível e articulações livres de dores.

Pilates ou ioga também são bastante recomendáveis, já que unem alongamento e exercícios.

Fazendo massagens

Como relaxar a musculatura é muito bom para liberar a tensão muscular, receber massagens vai ajudar a relaxar os músculos e articulações, e ainda lhe ajudar a se sentir revigorado.

A dica é fazer uma automassagem, ou pedir para um amigo ou parente lhe ajudar, ou ainda investir em um profissional.

Largando o cigarro

Muita gente não sabe, mas até mesmo a fumaça do cigarro diminui a massa óssea, enfraquecendo as articulações. E ossos fracos aumentam o risco de uma lesão. Sem falar que o tabagismo aumenta a inflamação no corpo, que pode afetar as articulações e causar dores.

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