Para tratar uma próstata aumentada, chamada cientificamente de hiperplasia prostática benigna, o urologista geralmente indica o uso de medicamentos para relaxar os músculos da próstata, ajudando assim a aliviar sintomas como dificuldade em urinar ou micção frequente .
No entanto, em casos mais graves, nos quais não é possível controlar o problema com a medicação ou existe o risco de o aumento da próstata estar sendo causado por câncer, pode ser necessária cirurgia para remover a próstata e curar o problema.
Principais medicamentos utilizados
O tratamento para uma próstata aumentada geralmente é iniciado com o uso de medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas e evitar complicações como retenção urinária ou pedras nos rins, por exemplo.
Alguns dos medicamentos mais prescritos pelo urologista são:
- Medicamentos para relaxar os músculos da próstata como bloqueadores alfa, que incluem tamsulosina, alfuzosina, doxazosina e silodosina, além do renova prost que é um suplemento natural;
- Medicamentos para reduzir hormônios masculinos e diminuir o tamanho da próstata, como finasterida e dutasterida;
- Antibióticos para reduzir a inflamação da próstata, se existir como ciprofloxacina.
Esses medicamentos podem ser usados separadamente ou em combinação, dependendo dos sintomas apresentados e do tamanho da próstata.
No entanto, quando a próstata é aumentada devido ao desenvolvimento de câncer, radioterapia e quimioterapia podem ser necessárias para remover as células malignas do tumor.
Como fazer um tratamento natural
Além do tratamento com medicamentos, é possível usar extratos naturais para ajudar a aliviar os sintomas mais rapidamente. No entanto, este tipo de tratamento não deve substituir o tratamento indicado pelo médico e deve apenas complementá-lo.
Algumas das plantas medicinais usadas no tratamento natural desse problema são:
1. Saw Palmetto
Esta planta, nome científico Serenoa repens, possui excelentes propriedades anti-inflamatórias e diuréticas que ajudam a esvaziar a próstata e facilitar a passagem da urina. Algumas marcas que contêm esse composto podem ser prostasan, prosgutt e urogutt.
Para obter o efeito total, é aconselhável tomar 1 cápsula de Saw Palmetto no café da manhã e no jantar. Outra opção é tomar 1 colher de chá de pó de Saw Palmetto misturado em um copo de água, 2 vezes por dia.
2. Pygeum africanum
Essa substância é removida de dentro da casca da ameixeira africana e é frequentemente usada para tratar problemas urinários e da próstata, reduzindo a necessidade de urinar.
Pygeum africanum pode ser comprado como cápsula em lojas de produtos naturais e deve ser tomado em doses entre 25 e 200 mg por dia.
A próstata aumentada pode se tornar câncer?
Não, a hiperplasia prostática benigna é uma doença que não seja um adenocarcinoma da próstata, e um homem com próstata aumentada pode ter câncer de próstata como qualquer outro homem, portanto, uma doença não desencadeia a outra.
Quando a cirurgia é necessária?
A cirurgia para tratar a próstata aumentada é indicada nos casos mais graves, principalmente quando um cateter urinário é usado para urinar, ou há uma grande quantidade de sangue na urina, quando há pedras na bexiga ou insuficiência renal, por exemplo.
Dessa forma, pode ser realizada uma prostatectomia , que é a remoção da parte interna da próstata através de cirurgia abdominal normal ou uma resseção transuretral da próstata, também conhecida como endoscopia clássica da próstata, onde ocorre a remoção da próstata. próstata através de um aparelho que é introduzido através da uretra.
Além dessas cirurgias, em alguns casos, apenas um pequeno corte na próstata pode ser realizado para facilitar a passagem da uretra, sem a necessidade de remoção da próstata.
Como aliviar o desconforto da hiperplasia prostática
Para melhorar o desconforto causado pela hiperplasia prostática, algumas dicas são:
- Urine sempre que lhe apetecer , evitando reter a urina;
- Evite beber muitos líquidos de uma só vez, no final da tarde, antes de dormir ou em lugares onde não há banheiro;
- Faça atividade física e fisioterapia para fortalecer os músculos pélvicos, chamados exercícios de Kegel;
- Urine 2 em 2 horas , por isso não sinta vontade de urinar;
- Evite alimentos condimentados e bebidas diuréticas, como café e bebidas alcoólicas, laranja, limão, limão, abacaxi, azeitonas, chocolate ou nozes;
- Não deixe a urina pingando no final da micção , apertando a uretra, para evitar infecções;
- Evite medicamentos que causam retenção urinária, como descongestionantes nasais;
Além disso, homens com facilidade para desenvolver constipação devem aumentar a ingestão de água e alimentos laxantes para estimular a função intestinal, pois a constipação pode piorar o desconforto do aumento geral da próstata.